terça-feira, 12 de agosto de 2008

Warchalking

O termo warchalking foi criado nos Estados Unidos durante a época da grande depressão, 1929 e década de 30. Nessa época, as pessoas desempregadas andavam pelas ruas e sinalizavam os locais onde se podia encontrar vários serviços gratuitos. Esses serviços podiam ser qualquer coisa como: consultas médicas, refeições seguras, etc. Para sinalizar esses locais, eles desenhavam símbolos que só eles sabiam o significado usando giz. A grosso modo, Warchalking significa Guerra de Giz.


Apesar de antiga, essa forma de comunicação está tomando uma nova forma e ganhando espaço em nossa sociedade. Encontrar símbolos feitos em giz nas calçadas e muros das grandes cidades está se tornando cada vez mais comum. A comunicação é feita da seguinte forma: Qualquer pessoa que encontrar um sinal Wi-Fi aberto ou "vazando" de algum lugar(escritório, residência, hotel, etc...) ela deve divulgá-lo utilizando fiz, informando o nome do hotspot, seu tipo e velocidade de conexão.



Vamos enterder o que os símbolos representam. Um par de semi-circulos opostos na forma de "x", significa um link aberto (open node). Um círculo fechado significa um link fechado (close node). Um círculo com um "W" significa que a conexão está protegida por chave WEP ou WPA, geralmente indicada no canto superior direito. Abaixo do símbolo deve ter a velocidade da conexão. O SSID ou o nome do hotspot deve ficar no topo da figura.

Como vimos, o warchalk permite que as pessoas tenham acesso gratuito à internet em lugares inusitados. Geralmente, hotéis e universidadesnão se preocupam muito com segurança e por isso são os alvos mais visados pelos praticantes do warchalking.

A grande maioria dos mecanismos de proteção de redes sem fio não oferece 100% de segurança, mas o avanço tem sido grande nesse sentido. A criptografia WEP pode ser quebrada facilmente, como já foi postado aqui por Eduardo. A criptografia WPA garante mais segurança do que a WEP, porém também pode ser quebrada (Esperem pelo próximo post de Eduardo).

Portanto, lembrem-se, no mundo do warchalking, você é o "informante" ou o "alvo". De que lado você está?

Sites sobre Warchalking


Fontes:

8 comentários:

Daniel Ettinger disse...

Pesquisando um pouco sobre o assunto descobri que no Brasil, os primeiros sinais do WarChalking ja surgiram em Sao Paulo e no Rio de Janeiro, principalmente em aeroportos e lanchonetes que utilizam IPaqs ou Palms com wireless para fazer pedidos nos caixas e cozinha. Como não há limite para este tipo de situação, qualquer mecanismo que utiliza wireless (como aquelas máquinas de cartão de crédito de posto de gasolina) podem ser facilmente interceptados.

O grupo Warchalking BR possui um site falando sobre suas experiencias na grande Sao Paulo e também dicas e avisos para os que utilizam conexões sem fio SEM NENHUMA PROTEÇÃO.

http://www.warchalking.com.br/

Alexandre Gama disse...

POxa que legal! Vcs sabem dizer se em Aracaju já se utiliza dessas simbologias em algum ponto da cidade?

Bruno Lins Alves disse...

Eu nunca vi, mas dizem que tem no aeroporto. A gente podia desenhar esses simbolos nos shoppings e hoteis da cidade. Na orla mesmo tem varios lugares com link aberto e pouca gente sabe.

Bruno Lins Alves disse...

Alexandre, no forum que eu citei durante a postagem, tem vários tópicos de aracaju. Depois de uma olhada.

[]s

danilo disse...

Será que praticar warchalking seria crime? (pichar eu sei que é)

Talvés seria se roubar conexão fosse considerado crime, mas disso não tenho certeza.

Bem, falando um pouco sobre isso, vale lembrar que no Brasil não existem leis aprovadas que definam os crimes virtuais (crimes em que se exercitem pelo processamento de dados), e na Constituição só é considerado crime o que é definido como crime.


Eu sei que dentro de alguns restaurantes como Recanto da Paraíba tem link.

Na orla bem capaz de ter também.

E além disso, se você tiver nas sessões de eletrônicos, pode tentar acessar os aparelhos por bluetouch.
(acho que é assim, não sei bem, mas um amigo meu já acessou por cel no GBarbosa)

Marcus Vinicius disse...

Danilo, o que uma matéria optativa 'Instiuições do Direito' não faz hein? Achei bem legal a idéia do Warchalking, gostaria de ver por aqui...

Bruno Lins Alves disse...

Eu acredito que warchalking não seja crime. Usa-se o giz para escrever nos lugares e a única coisa que é feita é informar a existencias de links.

[]s

danilo disse...

Vinícius, melhor nem começar a falar. rsss