quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Interferência entre Bluetooth e Wi-Fi

Bom, praticamente todo mundo já deve conhecer o que é Bluetooth e Wi-fi. Agora o que nem todo mundo sabe é que o bluetooth causa interferência na Wi-fi. Vamos entender o porque disso.

As ondas eletromagnéticas foram divididas de acordo com sua frequência, sendo assim classificadas em várias faixas. Porém, a maior parte dessas faixas só podem ser usadas com autorização do governo. As faixas que não precisam de autorização podem ser usadas por qualquer pessoa ou empresa para criar equipamentos que se comuniquem usando essas faixas.

Porém, infelizmente, o bluetooth e Wi-Fi operam na mesma faixa livre de frequência: a 2,4 GHz. Por isso, quando existem aparelhos usando Wi-Fi(802.11) e outros usando Bluetooth existirá interferência, pois mesmo cada tecnologia tendo sua própria maneira de tratar colisões, uma não tem como monitorar o tráfego da outra.

Uma solução para resolver esse problema de interferência é usar uma variação do padrão 802.11, chamado de 802.11b que utiliza uma faixa diferente: 5 GHz. Assim não existirá interferência, porém utilizar essa variação traz a desvantagem de não alcançar longas distâncias.

Outra solução é alterar o canal da Wi-Fi e ir experimentando outros canais. Uma boa sugestão de canal é o 13, pois o Bluetooth tem um espectro mais reduzido nesse canal.

Algumas empresas que usam o WiFi já chegaram ao ponto de proibir a utilização de equipamentos que usam Bluetooth para evitar interferências com suas redes locais. Porém, deve-se pensar em outras maneiras de resolver esse problema, visto que os aparelhos equipados com Bluetooth estão cada vez mais presentes nas nossas vidas.

Referência: http://vovoviuarede.blogspot.com/2008/07/por-que-transmisses-bluetooth.html

6 comentários:

Alexandre Gama disse...

Muito interessante o post. Eu já tinha percebido que existia mesmo alguns problemas quando eu ligava meu bluetooth.

Vou tentar mudar o canal do wi-fi para vê se melhora.

Valeu mesmo.

Alexandre Gama disse...

Melhorou muuito.

Esse foi o poste mais útil de todos os blogs!

Ótima dica mesmo!

Bruno Lins Alves disse...

eu tava olhando o telefone sem fio daqui de casa e descobri que ele trabalha na faixa de 2.4 GHz. Será que ele causa interferência com a Wi-Fi ? ainda não deu para descobrir porque aqui em casa não tem Wi-Fi, mas qualquer dia desses eu descubro..
=)

Marcus Vinicius disse...

Caramba... bem interessante, nunca tinha percebido isso. Ótimo post!

Daniel Ettinger disse...

Aproveitando o ótimo post queria informar que telefones sem fio podem sim interferir na rede Wi-Fi de sua residência!
Para não ter interferências entre várias redes que estejam na mesma freqüência, dos diversos aparelhos que estejam operando, além de encriptação de sinal entre dispositivos, existem os canais. Bom, não sei se você já notou em algum telefone sem fio, mas geralmente há um botão chamado channel, ou se já estiver no nosso idioma, canal mesmo. A solução seria aquela dada anteriormente. Mudar o canal de um dos aparelhos.
Mas cuidado!!!!!!
A frequência de 5GHz, tem algumas vantagens e muitas desvantagens.
As suas principais vantagens são a velocidade, a gratuidade da freqüência que é usada e a ausência de interferências. A maior desvantagem é a incompatibidade com os padrões no que diz respeito a Access Points 802.11 b e g, quanto a clientes, o padrão 802.11a é compatível tanto com 802.11b e 802.11g na maioria dos casos, já se tornando padrão na fabricação dos equipamentos. Também consome mais eletricidade e dissipa mais calor.

Wil disse...

Ótima dica, resolveu o meu problema de transmissão via Bluetooth para o meu aparelho de som, pois picotava, mudei o wifi para o canal 13 e solucionou, havia mais de um ano que eu procura por essa solução, muito obrigado