quinta-feira, 24 de julho de 2008

BBUFS (Big Brother UFS)

Uma idéia bastante interessante para ser implementada no cenário ideal da UFS é a criação do Big Brother UFS. Calma... não é o que vocês estão pensando... não vai ter paredão toda semana e nem 1 milhão para o ganhador! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas, a instalação de câmeras lugares estratégicos da Universidade, que poderiam ser acessadas de qualquer dispositivo com acesso a internet(ou na própria rede da universidade).
Vejamos alguns exemplos:
- Um aluno está no laboratório geral do Departamento de Computação (DCOMP) e deseja saber qual o tamanho da fila do restaurante universitário(RESUN). Basta ele acessar a rede e olhar a câmera instalada no RESUN.
- Um aluno está em casa e deseja saber se algum professor está no Departamento de Computação. Basta ele entrar no site da UFS e olhar as câmeras instaladas no departamento.
Sem dúvida, isso seria muito útil no dia-a-dia, de todos que frequentam a universidade.

[]s
Até a próxima postagem...

9 comentários:

Valéria disse...

Oi!
Não acho que um aluno que esteja em casa tenha necessidade de saber alguma informação da UFS através de câmeras. Nesse caso que você colocou, em que alguém queira saber se um professor está no departamento, nem funcionaria porque na sala do professor não há câmera. Você só saberia se ele estivesse dando aula.

Denisson disse...

=D Gostei! Principalmene quando você fala sobre visualizar a fila do resun do lab geral.
Seria legal também, em dias de trancamento e matricula, poder ver a fila do banco do brasil e do caixa eletrônico da reitoria :)

vlw

Bruno Lins Alves disse...

Oi Valeria,

Um aluno que está em casa tem necessidade em saber informações sobre a UFS. Nas salas dos professores não existem câmeras no cenário atual, porém no cenário ideal elas poderiam ter câmeras sim, porque não ? =)
O pessoal de Hardware que irá avaliar quantas câmeras seriam necessárias e tal...

danilo disse...

Esse excesso de monitoramento que pode ser visto hoje em dia acho que recai numa discurssão psicológica (além de informática).

No fundo, depois da implementação, além da otimização de tempo que a gente pode ter com uma olhadinha na fila do banco ou se o professor está na universidade pra dar aula, o monitoramento pode ganhar inúmeras outras utilidades como avaliação de rendimento profissional, educacional ou até mesmo invasão de privacidade!

Sim!
Parece uma coisa meio boba, a princípio, e muita gente pode não estar habituada a esse tipo de discursão (coisa comum num curso de computação). Isso mexe com o inconsciente (vide psicologia geral, \o/).

Eu não acho muito legal câmeras em salas de professores e salas-de-aula, mas em laboratórios e outros lugares que guardem equipamentos caro$ sim.
Resumindo, minha concepção de utilização de câmeras é monitorar coisas (equipamentos, filas, cashes bancários, etc), e não pessoas.

Bruno Lins Alves disse...

A principio eu também pensei em invasão de privacidade, mas conversando com Rogério, ele explicou que a UFS é uma instituição pública e que isso não seria invasão de privacidade. E seria legal implementar isso (juridicamente falando).
Mas para evitar certos abusos, poderiamos estabelecer politicas de uso, como só alunos de cada departamento ter acesso as cameras do departamentos... coisas desse tipo.

[]s

João Paulo Lacerda disse...

concorde desde de que as câmeras sejam colocadas apenas em lugares de acesso comum, sou contra o uso destas em salas particulares como a dos professores.

Valéria disse...

Concordo com Danilo. Pode-se usar câmeras para monitorar objetos e filas e acho que isso é, e deve ser feito, visando a segurança, e não com intuito informativo.
Imagine colocar uma câmera na sala dos professores só para que os alunos possam saber de casa se ele está ou não na UFS. Realmenente não acho isso legal.

danilo disse...

Eu estava me contendo em falar, mas vou complementar o que estava falando sobre invasão de privacidade.

Todos temos desejos interiorizados que não são exteriorizados devido nossas crenças, nossa moral. Os desejos correspondem aos instintos, o id, nossa moral é o superego, então tentamos manter um ponto entre os dois, a satisfaços dos nossos desejos desde que não fira nossa moral: é o trabalho do ego.

Quando temos a possibilidade de monitorar diversas área da UFS, à princípio, utilizamos de forma "profissional", à medida que estamos habituados, nosso inconsciente descobre outras utilidades (rss). A psicologia chama essa vontade de observar as pessoas sem que elas saibam de "perversidade".
Quando somos crianças, somos bemmais perversos de que quando somos adultos (exceto aquelas vizinhas fofoqueiras).

Além de que seria uma imposição para todos serem monitorados.


Acho interessante às vezes abordarmos outras áreas num trabalho que aborda outras áreas.

Valéria disse...

Danilo diz: "Eu estava me contendo em falar" huahuhauahuahua Essa foi boa!
Tá estudando psicologia direitinho hein Danilo :p