sábado, 24 de maio de 2008

RNP prepara implantação de VoIP em 73 instituições

Em 2004, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) implantou um serviço de voz sobre IP (VoIP ou telefonia IP) na rede acadêmica nacional, o fone@RNP. O serviço permite à comunidade de ensino e pesquisa usuária da rede a comunicação por voz via Internet, usando computadores, telefones IP ou até mesmo os próprios aparelhos telefônicos nos departamentos das instituições.

Na verdade, a comunicação por voz via Internet não é novidade. Programas como Skype ou MSN, que permitem comunicar-se por voz (e imagem, no caso do MSN) de computador a computador ou, no caso do Skype, de computador para telefone fixo, já encontram-se bastante difundidos entre usuários domésticos de banda larga (lembrando que o conceito de banda larga é bastante relativo – para parâmetros comerciais atuais, significa qualquer coisa acima dos 56 Kbps de uma conexão discada comum). A diferença mais notável no caso do serviço fone@RNP é que ele permite a ligação de um ramal de uma instituição para outro ramal de outra instituição sem passar pela rede de telefonia (e sem custos, portanto) ou mesmo de uma instituição para a telefonia pública (e vice-versa) em outro estado ou país, sem que se pague mais do que o valor dos pulsos locais.

Outras duas vantagens se destacam na implantação do serviço: mobilidade e expansão. De um lado, o usuário poderá ser encontrado mesmo estando fora da instituição, por meio de um laptop, um telefone IP ou um aparelho comum acoplado a um adaptador para conexão à Internet. É como se ele carregasse o ramal dele consigo. Por outro lado, ampliam-se, virtualmente, os ramais de uma instituição, afinal, cada computador passa a ser um terminal de telefonia IP. Ou seja, em uma instituição com número de ramais restritos em virtude da capacidade dos aparelhos PABX, os usuários poderão usar terminais de computador ou telefones IP para efetuarem chamadas locais e interurbanas, inclusive para a rede pública de telefonia (dependendo das permissões e limitações impostas pela própria instituição ou pelas parceiras em outros estados).

VoIP para todos

Hoje, existem 17 instituições conectadas ao serviço fone@RNP em dez estados. Para expandir a base de usuários, a RNP criou, com recursos do governo federal, o projeto VoIP4all, que tem por objetivo integrar 73 instituições ao fone@RNP, em todo o território nacional.

A equipe do Grupo de Trabalho VoIP Avançado foi contratada para prestar suporte às instituições durante o período de implantação, desenvolver novas funcionalidades e planejar a evolução do produto. O GT também é responsável pelo treinamento. São quatro turmas de módulo básico e quatro de módulo avançado, sendo cada módulo com 40h. A primeira turma ocorreu na semana de 21 a 25 de novembro. A segunda, teve início nesta segunda-feira, 5 de dezembro.

Inscreveram-se nestas primeiras turmas representantes das seguintes instituições: ABTLuz, AEB, CBPF, Cefet-BA, Cefet-MG, Cefet-PR, Cefet-RJ, Cetem, FFCMPA, Impa, Inpa, INT, ISDM, LNCC, Mast, ON, RNP, Ufac, Ufal, Ufam, UFC, UFCG, Ufersa,UFF, UFG, UFLA, UFMA, UFMS, UFOP, UFPA, UFPB, UFPR, UFRA, UFRGS, UFRJ, UFRN, UFRPE, UFRR, UFS, UFSJ, UFU, UFV, Unifal, Unifap, Unifesp, Unir e Uni-Rio.

As 73 organizações escolhidas pelos ministérios são instituições federais de ensino superior, unidades de pesquisa do MCT e alguns Cefets. De acordo com o cronograma do projeto, a conexão efetiva ao fone@RNP inicia-se em fevereiro e estende-se até outubro de 2006.

Fonte: RNP http://www.rnp.br/noticias/2005/not-051207.html

Um comentário:

danilo disse...

Vale salientar, corrijam-me se eu estiver errado, que as ligações utilizando o VoIP não são gratuitas, como as "ligações" MSN-MSM e Skype-Skype, mas elas são cobradas como as Skype-Telefone. Com a diferença de que Skype-Telefone/Telefone-Skype quem paga é quem liga, enquanto utilizando o VoIP se não me engano é definido na implementação.

Posso ter esquecido o caso do VoIP, mas acho que foi assim que ouvi numa palestra sobre implementação do VoIP no Workshop de redes que aconteceu no CCET da UFS em abril desse ano, eu acho.