quinta-feira, 15 de maio de 2008

Artigo sobre Redes de Sensores Sem Fio

Olá pessoal, nós achamos um artigo interessante na Internet que fala sobre Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs). Esse artigo foi criado por alguns alunos da Universidade de Minas Gerais e publicado em maio de 2003 no XXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC). Eles descrevem o que é, para que serve, as áreas de aplicações, o funcionamento e problemas relacionados a essas redes. Acreditamos que essa informação venha a interessar ao pessoal de hardware, pois fala bastante da utilização de sensores e circuitos integrados.

Só adiantando alguns pontos e matando a curiosidade de alguns, as Redes de Sensores sem Fio é uma tecnologia que utiliza sensores, circuitos integrados e comunicação sem fio para serem aplicadas no monitoramento, rastreamento, coordenação e processamento em diferentes contextos. Por exemplo, podemos pensar em como interconectar sensores para catalogar todo o patrimônio de uma universidade ou ainda em como fazer o monitoramento e controle das condições ambientais numa floresta, oceano ou um planeta. Essas redes podem ser aplicadas em várias áreas, tais como: ambiente, tráfego, segurança, medicina/biologia, militar. Portanto, aproveitem e leitura. Para quem quer somente ter uma visão geral do que seria essas redes, recomendados somente a leitura da introdução, pois aborda o que é, as áreas de aplicação, exemplos de setores de aplicação, tarefas típicas e características dessas redes.

Link do artigo:

http://www.sensornet.dcc.ufmg.br/pdf/179_Loureiro_Nogueira_Ruiz_Mini_Nakamura_Figueiredo.pdf



2 comentários:

danilo disse...

Eu não ia comentar, mas vou.

Meu pai dia desses colocou um sensor na porta daqui de casa que quando a alguém chega no portão ele apita.
(não sei como ele trabalha, mas deve ser com infra-vermelho)

hahahaha

lol


:S

Bruno Lins Alves disse...

A utilização desses sensores na UFS pode ser bem interessante.
EStavamos pensando em propor a utilização desses sensores em pontos da UFS, para que a partir de certos horários, a entrada de pessoas nesses pontos emitisse um aviso para a segurança do campus.
Esses pontos poderiam ser: nas entradas, na biblioteca, no ginásio, nos departamentos(em dias de festa), etc...

[]s